Circuito “Alterna Led ao pressionar botão” (Circuito porta de Garagem)

Há alguns dias atrás uma aluna estava fazendo um projeto que tinha um pequeno lago, ela queria que esse lago mudasse de cor quando uma bolinha caísse dentro dele, o lago seria sempre azul, porém quando a bolinha caísse dentro ele ficaria vermelho.  A primeira ideia que sempre vem a cabeça é usar um Arduino  e pronto está tudo resolvido.

Mas eu fiquei pensando que isso poderia e teria que ser feito de uma maneira mais simples e barata. Pesquisando na internet vi sobre os circuito de porta de garagem que ficam alternando entre duas cores, geralmente laranja e vermelho. O funcionamento básico deles é com um CI 555 ativando um conjunto de leds das duas cores. O legal deste circuito é o arranjo entre os leds, com apenas uma saída é possível acionar hora um hora outro bloco de leds.

Aqui está um vídeo explicando este circuito :

https://www.youtube.com/watch?v=2mubACTHsho 

Portanto eu usei este arranjo para fazer a iluminação do lago com a minha aluna. Quando a bolinha cai dentro do lago ela ativa um sensor feito com um pedacinho de folha de latão e fecha o contato da chave S1, conforme podemos ver na figura seguinte.

CircuitoLedAlternaCor

Figura 1 – Esquemático do circuito alternador de cores.

O funcionamento é simples: Com a chave S1 aberta o circuito sempre estará com o LED1 aceso, com  a corrente saindo de VCC, percorrendo R1 e LED1 e indo para o GND através do resistor R3. O LED2 permanece apagado já que não há tensão suficiente para polarizá-lo.

Quando a chave S1 é fechada não há mais diferença de potencial entre os terminais do LED1 e ele se apaga, e agora existe tensão no ânodo do LED2 e ele se acende. Ao soltar a chave, tudo volta ao estado anterior.

Usando LEDs de alto brilho e uma fonte de 5V, usei R1, R2 e R3 de 200 ohms para testar e o circuito funcionou normalmente. Para obter o máximo brilho os resistores devem ser calculados de acordo com a corrente máxima de cada LED, no caso de alto brilho 20 mA.

Lembrando que LEDS de cores diferentes possuem quedas de tensões diferentes, por isso é sempre bom ter atenção antes de sair ligando tudo. Neste artigo o Newton Braga explica tudo isso: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/733-como-funcionam-os-leds-art096

 

Abraços e até mais!

 

Referências:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/733-como-funcionam-os-leds-art096

 

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s